Arquivo | maio, 2009

Tags: , ,

Vacinação dos idosos contra a gripe termina dia 29 de maio

Postado em 27 maio 2009 por Coordenador

A Campanha Anual de Vacinação dos Idosos Contra a Gripe, que foi prorrogada desde o dia 08,  termina na próxima sexta-feira, dia 29 de junho.  Toda a população com mais de 60 anos deve tomar a vacina. Postos de saúde, ambulatórios municipais e PSFs realizam a vacinação.
A campanha foi prorrogada pelo Ministério da Saúde porque até o dia 08, marcado para finalizar a vacinação, apenas 50% dos idosos tinham se vacinado.
Para ter acesso à vacina, é preciso estar com  o documento de identidade ou o cartão de vacinação. O tempo de imunidade é de um ano. Quem estiver gripado pode se vacinar, não há contra-indicação.
O Ministério da Saúde divulgou que a vacina contra a gripe reduz em mais de 50% as doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados e 32% do total de hospitalizações por pneumonia.

Comentários (0)

Tags: , ,

Marinha desenvolve Ações Cívico-Sociais em Cachoeira

Postado em 27 maio 2009 por Coordenador

Nos dias 29 e 30 de maio, a MARINHA DO BRASIL, em parceria com a prefeitura municipal de Cachoeira, por meio da Secretaria de Saúde, estará desenvolvendo diversas atividades de atendimento gratuito à população local. Denominadas de Ações Cívico-Sociais (ACISO), a operação tem como objetivo oferecer gratuitamente atendimento médico-odontológico, palestras e divulgação da MARINHA DO BRASIL.

As atividades previstas vão acontecer na Praça Ubaldino de Assis (Jardim Grande), em toldos com equipamentos e materiais da Marinha em exposição, material de combate à dengue e aferição de pressão de glicemia. Os atendimentos médicos e as palestras educativas serão no Centro de Promoção à Saúde e no Colégio Montezuma. Os procedimentos odontológicos serão efetuados em uma unidade móvel de saúde. Além das palestras de prevenção às doenças com ênfase para a saúde bucal e o combate à dengue, serão ministradas palestras sobre o serviço militar obrigatório e também como ingressar na MARINHA DO BRASIL.

O evento será aberto na sexta-feira dia 29, às 8 horas da manhã e se estenderá até às 18 horas. Às 20 horas acontecerá uma apresentação da Banda do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador, na Praça Ubaldino de Assis com a presença de 30 músicos. No sábado, segundo e último dia das ações da Marinha em Cachoeira, as atividades serão encerradas às 16hs. As ações vão envolver um efetivo de 57 militares da Marinha, além do apoio de profissionais da área de Saúde do município de Cachoeira. A equipe de Saúde da Marinha será composta de três médicos, quatro dentistas, dois técnicos em higiene bucal, enfermeira e dois auxiliares de enfermagem.

Por Alzira Costa

Comentários (0)

Tags: , ,

Grupo Omni e visão do meio ambiente

Postado em 24 maio 2009 por Coordenador

Artigo opinativo de Débora Valadares*

O Grupo OMNI atua promovendo e solicitando políticas públicas, cidadania e direitos humanos, além de programas de prevenção DST/AIDS, apoio psicológico, jurídico e cultural para dar visibilidade e garantir auto-estima aos excluídos e marginalizados socialmente, não só a lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis e transgêneros.

A palavra OMNI que vem do latim, está flexionada no coletivo, “aportuguesou-se” e quer dizer “para todos”. Como somos do movimento feminista incluímos “para todas”. O OMNI tem trazido informação e conhecimento a Cruz das Almas e região sobre a questão da sexualidade, tema polêmico que não dá mais para ser ignorado e precisa ser tratado com respeito e de frente.

A atual direção tem uma preocupação em desconstruir os modelos tradicionais e tem popularizado o OMNI. Por entender que a camada com menos instrução e que não pode adquirir informação, pois depende sempre de quem a detém está tentando, a duras penas, dar grande circulação ao grupo OMNI, que continua a fazer sua parte social indo até a zona rural e a periferia provocando a tod@s, com responsabilidade e compromisso.

Estamos nas ruas, nos bares, nas escolas, nas conferências, nas empresas de Cruz das Almas e região. Na Assembleia baiana, nas ruas e nas passarelas de Salvador, para fazer um trabalho oriundo da população. Valorizar e empoderar a sociedade civil é uma das metas do Grupo LGBT OMNI que vem sendo revolucionado ‘cotidiariamente’.

Com a vinda do Século XXI, duvida-se que haja outro LULA tão logo, mas acreditamos que o nome desse presidente, para o país, reforçou a auto-estima de quem vivia sob o jugo da mão de ferro dos Neoliberais onde o poder existia pelo poder e quem estava à margem, os tidos “MARGINAIS” como são determinados os de baixa renda, negros e negras, semi-alfabetizados ou não alfabetizados, mulheres, deficientes e homossexuais. E entre esse trabalho social incluímos agora o nosso lar, o planeta Terra, na perspectiva do aquecimento global.

Percebemos a necessidade de se fazer um exercício de Cidadania urgente e eficaz, para que as previsões científicas do filme de AL GORE, candidato à Presidência dos E.U.A em 2000, Uma verdade inconveniente, não venham, mais uma vez, a atingir quem menos teve informação e pouco se preparou para a revolta das condições climáticas, mas que contribuiu muito, por ignorância e desinformação para esse aquecimento Global.

Quando você destaca um pacote de batatas fritas, aquele lanche saboroso, e o descarta na rua, não há uma consciência ambiental construída. A escola deveria ser o primeiro passo para essa educação paralela, porém pouco tem feito. Em contrapartida à escola, as famílias também esquecem que não é só no chão de casa que não se deve descartar lixo. Hoje o destino do lixo é uma incógnita, que todos que produzem quilos e quilos de lixo por dia não sabem como agir até que aconteçam as enchentes e que se percam anos de lutas e vidas.

O século que venceu, e ainda vence pelo diálogo, não está conseguindo alcançar os seus receptores por vários motivos desconhecidos, mas em sua grande maioria é pela grande vaidade das pessoas detentoras de informação e refazem o caminho da ditadura reproduzindo, sem perceber, outras camadas marginais: OS EXCLUIDOS DIGITAIS.

As pessoas estão internéticas, mas usam mal ou quase nada das informações do mundo que é a grande rede. Passam horas na frente do computador, recebendo a luz que vem das telas e no final não fizeram nem sequer uma pesquisa para acúmulo coletivo. É nessa hora que percebemos a questão geracional: os mais jovens sabem tudo de internet, mas não entendem nada da vida do possível amigo virtual, falam por uma linguagem própria.

Temos muitos e muitas jovens preocupados com o verde, e atuando na área. Somos muitos, mas o feito ainda é pouco porque nos deparamos com a ignorância de algumas pessoas que insistem no conformismo ao dizer: “…Deus sabe o que faz…!” E quanto a nós? Não sabemos o que fazemos? Destruímos o planeta por achar que ele era autolimpante como os fogões que compramos nas lojas. Só esquecemos-nos de uma coisa: os fogões precisam das mãos humanas para acionar a função autolimpante.

A Terra precisa das ações isoladas ou coletivas para continuar sendo o nosso planeta, o nosso planeta água. Faz-se necessário implantar ações de conscientização e efetivação para preservar áreas onde ainda existem pedaços de vegetação nativa: cerrado, pântanos, mata atlântica, manguezais, e outras tantas variedades de fauna e flora existentes por todo o mundo. O mesmo valendo para nascentes e foz de rios, lagos, lagoas e mares.

Apesar de ultimamente estarmos vivendo de forma cada vez mais individualista, as catástrofes ambientais tem unidos povos geograficamente distantes. Lembrem dos furacões nos E.U.A (qualquer referência a este blog não é mera coincidência), os tsunamis no oriente, as secas no sul e enchentes no nordeste do Brasil. Diariamente as TVs de todo o mundo fazem apelos, utilizando imagens e mensagens apelativas ao sentimentalismo humano para que doemos qualquer centavo, depositado em contas de entidades que se encarregariam, via de regra, a levar a ajuda que essas populações necessitam de imediato.

Essas ações paliativas podem ser evitadas se passarmos realmente a abraçar o ambiente em que vivemos. E, parafraseando uma mente brilhante do ENEM, “não só o meio ambiente, mas o ambiente todo”. Plantar uma árvore, não jogar lixo em encostas, não tocar fogo no lixo acumulado nas ruas, são ações que podem ajudar o nosso planeta a ter uma vida útil ampliada.

A preciosidade natural que mais tem chamado a atenção de estudiosos no mundo todo e que poucas pessoas e empresas têm voltado a devida atenção é a água. Já se sabe que é o nosso novo petróleo. Já foi comprovado que a água não é um recurso renovável, como se acreditou por décadas. Alguns pessimistas de plantão, inclusive, já anunciavam, desde 1996, que a água será a razão da terceira grande guerra. E mais: nosso Brasil é um grande concorrente a ser o principal alvo.

Débora é presidente do Grupo OMNI

Comentários (0)

Tags: ,

Empregos em alta e UFRB é um dos motivos

Postado em 24 maio 2009 por Coordenador

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), através do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgou dados sobre a geração de emprego com carteira assinada, no mês de abril, nos mais de 5.000 municípios brasileiros e  pela quarta vez, consecutiva, a oferta de empregos cresceu em Cruz das Almas.

De janeiro a abril deste ano, segundo dados divulgados pelo CAGED em seu site oficial, foram criados 1.981 postos de trabalho formais na cidade. Subtraindo os desligamentos, o saldo positivo no acumulado de 2009 chega a 1.199 empregos com carteira assinada, o melhor resultado entre todas as 416 cidades do interior da Bahia e o segundo no Estado, perdendo apenas para Salvador.

Apesar da crise econômica mundial, Cruz das Almas cresceu a oferta de empregos formais todos os quatro meses do ano. Comparado com o resultado de março, em abril foram mais 323 postos de trabalho criados na cidade.

“O resultado reflete o crescimento de Cruz das Almas desde a implantação da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), em 2006, a chegada do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), que vai investir R$ 30 milhões e levar o saneamento básico para todas as residências do município. As empresas perceberam na cidade a oportunidade de bons negócios”, comemorou o prefeito Orlandinho ao saber do resultado.

ASCOM – Prefeitura Municipal de Cruz das Almas

Comentários (0)

Tags: , , ,

Quarto Festival de Música Junina chega a semifinal

Postado em 24 maio 2009 por Gustavo Medeiros

Aconteceu no último sábado, 23/05, a semifinal do quarto festival de música junina. O evento é organizado pela Casa da Cultura Galeno D’Avelírio em parceria com a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Das 21 composições inscritas e que concorreram na fase de pré-seleção, 15 foram escolhidas para a fase semifinal. Apenas 10 músicas seguem agora para a grande final que ocorre no dia 12 de junho.

Letra e melodia são os critérios escolhidos pela comissão julgadora do concurso para a seleção das músicas classificadas.

A melhor canção ganha R$ 1.000,00,  a segunda colocada R$ 600,00 e a terceira R$ 400,00. Ao vencedor é garantida também a participação Arraiá da Cultura Popular, durante o São João.

Também serão julgadas as categorias de melhor interprete e aclamação popular com o prêmio de  R$ 400,00.

Por Gustavo Medeiros

Comentários (0)

Tags: , , ,

UFBA recebe pedido de isenção para o vestibular 2010

Postado em 24 maio 2009 por Gustavo Medeiros

Começa na próxima terça-feira (26/05) o prazo de solicitação para os candidatos que pretendem requerer a isenção no pagamento da taxa de inscrição no vestibular 2010 da UFBA (Universidade Federal da Bahia). Estudantes que concluíram ou concluem em 2009 o ensino na rede pública têm direito ao benefício.

Para concorrer à isenção, o estudante deve comparecer ao CIM (Centro de Informação Municipal) munido da cópia do histórico escolar e do documento de identidade. O requerimento com o edital de abertura  também está disponível no site www.vestibularufba.br.

Após efetuar a inscrição, o candidato recebe o boleto no valor de R$ 5,00 para ser pago nas agências do Banco do Brasil até o dia 05 de junho.

O prazo para solicitar a isenção vai até o dia 04 de junho e o resultado deve ser divulgado no dia 08 do mesmo mês. O CIM fica na Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN), no primeiro andar do antigo prédio do BANEB, na Praça Senador Themístocles em Cruz das Almas.

Por Gustavo Medeiros

Comentários (11)

Tags: , ,

Cruz das Almas divulga atrações do São João em 2009

Postado em 19 maio 2009 por Gustavo Medeiros

A Comissão Organizadora do São João deu início à decoração nas principais ruas do município. A primeira etapa foi a instalação das estacas de suporte para as bandeirolas, que já enfeitam parte da Praça Senador Themístocles e Avenida Alberto Passos.
Os trabalhos foram iniciados no mês de fevereiro e têm previsão de término até o dia 18 de junho. Um total de 50 trabalhadores se revezam em dois grupos para concluir a decoração no prazo.
Em 2009 serão utilizados duas toneladas de bandeirolas e 108 balões que enfeitarão a entrada do Arraiá da Cultura Popular. A maior parte do material foi reaproveitado de anos anteriores.
O São João de Cruz das Almas homenageia este ano Santo Antônio, São João e São Pedro. A entrada do Arraiá da Cultura Popular vai contar com a réplica de uma vila rural.

A Comissão Organizadora do São João em Cruz das Almas divulgou a  grade de atrações do Arraiá da Cultura Popular 2009. A novidade deste ano é a utilização da Praça Ramiro Eloy Passos (Praça Multiuso) como espaço alternativo.

Nomes consagrados como Zé Ramalho, Calypso, Calcinha Preta, Sarapatel com Pimenta, Virgílio e  Trio Nordestino estão confirmados na festa que acontece entre os dias 20 e 24 de junho. Outras 30 atrações estão agendadas.

PARQUE SUMAÚMA

20/06 (SÁBADO)

22:00 h – GAROTA SAFADA

00:00 h – KRRANKA E SUA GENTE

02:00 h – ADELMÁRIO COELHO

04:00 h – CRUZÊTEROS DO FORRÓ

21/06 (DOMINGO)

22:00 h – VIRGÍLIO

00:00 h – ZÉ RAMALHO

02:00 h – RABO DE GALO

04:00 h – ACARAJÉ COM CAMARÃO

22/06 (SEGUNDA)

22:00 h – ESTAKAZERO

00:00 h – CALYPSO

02:00 h – ZELITO MIRANDA

04:00 h – CHICO ALMEIDA

23/06 (TERÇA-FEIRA)

22:00 h – FLOR DE AVELÃ

00:00 h – FLOR SERENA

02:00 h – CALCINHA PRETA

04:00 h – SARAPATEL COM PIMENTA

24/06 (QUARTA-FEIRA)

14:00 h – CANGACEIROS DE CANUDOS

16:00 h – LAÇOS DO FORRÓ

18:00 h – XOTE CHICK

20:00 h – RASGA TANGA

22:00 h – CARLOS PITA

00:00 h – TARGINO GONDIM

02:00 h – TRIO NORDESTINO

04:00 h – MALA E CUIA

PRAÇA MULTIUSO

20/06 (SÁBADO)

15:00 h – MENINOS DO XOTE

16h30 – DR. PÉ DE SERRA

18:00 h – MENINA VENENO

21/06 (DOMINGO)

15:00 h – SAIA CURTA

16h30 – CHINELO COM MEIA

18:00 h – NÁDIA MEIRELES

22/06 (SEGUNDA)

15:00 h – OS MAMULENGOS

16h30 -  XOTE A COMBINAR

18:00 h – DANTON

23/06 (TERÇA-FEIRA)

15:00 h – VENENO DE MULHER

16h30 – EUGÊNIO

18:00 – FORRÓ DE GENTE GRANDE

Confira também a grade de atrações do São João 2009  no site http://www.cruzdasalmas.ba.gov.br/saojoao/

Por Gustavo Medeiros

Comentários (71)

Tags: , ,

Grupo OMNI realiza I Seminário Cidadania e Diversidade

Postado em 11 maio 2009 por Coordenador

O I Seminário Cidadania e Diversidade acontece dia 15 de maio, às 18h, no auditório de pós-graduação da UFRB, em Cruz das Almas.  O evento faz parte da I Campanha do Dia Mundial contra a Homofobia.

Inscrições gratuitas.

Por Débora Valadares

Comentários (0)

Tags: , ,

Programação do 13 de maio em Cachoeira

Postado em 08 maio 2009 por Coordenador

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por intermédio da PROPAAE, Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, e da Superintendência de Programas de Cultura e Desenvolvimento, está promovendo um grande evento para refletir sobre os significados do 13 de Maio e as conseqüências da abolição da escravidão no Brasil.

Nos últimos 20 anos, o 13 de Maio, que era a data de comemoração da abolição da escravatura, passou a ser uma data estigmatizada e até esquecida. A grande imprensa deixou de dar destaque a data. No entanto este dia marca os 121 anos de abolição do cativeiro no Brasil, uma conquista notável do povo brasileiro. O esquecimento desta data terminou silenciando a participação de negros escravizados, libertos e diversos setores da sociedade que se engajaram na luta contra a escravidão e pela cidadania. Foi uma luta longa e difícil, mas que fez emergir novos projetos de liberdade e cidadania. Depois do movimento pela independência do Brasil, a luta pela abolição foi o grande movimento social que o Brasil testemunhou no século XIX.

Refletir sobre as conseqüências da abolição e as implicações políticas do esquecimento do 13 de maio é o objetivo do evento que será realizado em Cachoeira e São Félix.

Na Bahia, estes dois centros urbanos abrigaram o mais atuante movimento abolicionista do interior.

Quando da abolição,   Cachoeira parou para festejar a notícia da assinatura da Lei Áurea. Há 121 anos, em frente à sede do Montepio dos Artistas Cachoeiranos, se uniram os músicos da filarmônica Lyra Ceciliana, da Orphesina Cachoeirana e da Euterpe Ceciliana para celebrar o fim da escravidão. Cerca de oito mil pessoas, de acordo com os registros de jornais da época, teriam seguido as filarmônicas, entoando hinos de exaltação à liberdade, realizando assim a grande passeata histórica pelo fim da escravidão.

Naquela época, de acordo com historiadores, o Recôncavo também concentrava a maior população da província e a maior quantidade de escravos. A Bahia possuía 165 mil escravos (12,8% da população geral) em 1872, e mesmo quando este número caiu para menos da metade (76 mil) em 1887, ainda representava a quarta população cativa no Império.
Por isso, o cenário da festa de 1888 será reproduzido, com a participação das filarmônicas Lira Ceciliana, Minerva Cachoeirana e União Sanfelista. Desta forma, pretende-se contribuir para retirar do esquecimento as lutas e as esperanças de liberdade e cidadania no Brasil.

Todos os seguimentos da população de Cachoeira e da vizinha cidade de São Félix estão sendo mobilizados para o encontro das filarmônicas e, em seguida, a passeata da próxima quarta-feira. A intenção é refazer o trajeto do 13 de Maio pelas ruas de Cachoeira e seguir  até o Alto do Rosarinho, espaço urbano de relevante simbolismo para os afrodescendentes cachoeiranos. É no Rosarinho que está erguida a Igreja e o Cemitério dos Nagôs.

PROGRAMAÇÃO

Manhã

Local: Centro Cultural Hansen Bahia – Cachoeira

9h – Mesa de Abertura

Lançamento do edital do Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo.

Colóquio Universitário sobre Políticas para a Equidade.

Prof. Dr. Paulo Gabriel Soledade Nacif- Magnífico Reitor da UFRB
Profa. Dra. Rita de Cássia Dias – Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis – PROPAAE
Prof. Dr. Walter Fraga Filho- Superintendência de Cultura da UFRB

10:30 – Palestra                         Escravidão e abolição na África e no Brasil
Prof. Elisée Soumonni

Tarde
Local: Centro Cultural Hansen Bahia – Cachoeira

14h – Mesa Redonda:
Prof. Dr. Walter Fraga Filho – Superintendente de Cultura /UFRB
Prof. Dr. Cláudio Orlando Nascimento – Coordenador de Políticas Afirmativas PROPAAE/UFRB
Profa. Isabel ou Iacy.
Rosana Vieira – Acadêmica CCAAB/UFRB -Membro do Núcleo Gestor do Território de identidade do Recôncavo.

20h  Atividade Lítero-Musical
Local: Praça 25 de Junho: Encontro das Filarmônicas Lyra Ceciliana, Minerva Cachoeirana e União Sanfelista
20:30: Apresentação Musical pelo  Trajeto Histórico do 13 de Maio de 1888.
Filarmônica Lyra Ceciliana 13 de Maio
Filarmônica União Sanfelixta
Sociedade Lítero Musical Minerva Cachoeirana

Por Alzira Costa

Comentários (0)

Tags: ,

Projeto Câmara Cultural exibe documentário

Postado em 08 maio 2009 por Coordenador

A Câmara de Vereadores de Cachoeira, em comemoração ao mês da Abolição da Escravatura no Brasil, através do Projeto Câmara Cultural, vai exibir o vídeo-documentário POVO DE SANTO, de autoria do historiador cachoeirano Manoel Pereira Passos, terça-feira, dia 12 de maio, às 19h30min.

Por  Alzira Costa*

*Alzira é assessora da Prefeitura de Cachoeira.

Comentários (0)