Link Recôncavo é um site de jornalismo cidadão, que inicialmente foi aplicado como Projeto de Ensino da Disciplina Jornalismo Online do curso de Jornalismo do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Federal do Recôncavo (UFRB). Esteve ativo de setembro de 2008 a janeiro de 2009, durante o semestre letivo 2008.2. Duas turmas participaram do Projeto. Eram 58 estudantes, 23 do 5º semestre e 35 do 4º semestre. O objetivo na época, era que os estudantes tivessem um meio de divulgação das reportagens produzidas, com forte interação da comunidade, que gerasse formas colaborativas de avaliação do material produzido, a partir dos comentários, que muitas vezes aponta para as brechas deixadas na apuração da notícia e permite um diálogo entre quem produziu (o aluno) e o público receptor.
Com o fim do semestre, o projeto ficou em aberto, recebendo colaborações, tanto de estudantes quanto da comunidade. Mas sem a periodicidade que tinha na época da disciplina Jornalismo Online.
O que começou como projeto de ensino, em um processo experimental de Laboratório Virtual de Comunicação, tornou-se independente. Teve vida ativa até 2010, recebendo textos de vários colaboradores, a maioria que não tem ligação com o curso de Comunicação. Baseado no conceito de jornalismo cidadão, onde as pautas precisam ser do interesse do leitor, até mesmo sugeridas pelo leitor, com base na proximidade de atuação, neste caso, as cidades do Recôncavo da Bahia, o LINK era um espaço de interação, basta ver os comentários ( exemplo os mais de 100 comentários, na matéria sobre termoelétricas em Sapeaçu), para percebermos o quanto um veículo alternativo como este cumpre com seu papel.
O portal tem dezenas de matérias publicadas, de assuntos diversos, muitos deles de utilidade pública para quem vive no Recôncavo. Possui ainda 36 podcasts e 36 vídeos postados. Seguindo os conceitos regentes do jornalismo on-line como informação de proximidade, interatividade e multimídia, esse veículo foi construído baseado em duas plataformas não-proprietárias: O WordPress e o Audacity, softwares livres, até porque o Projeto não tem qualquer tipo de financiamento ou patrocínio. Temos apenas voluntariado.
O domínio e aplicação de softwares livres em comunicação permite ainda que o estudante de jornalismo, futuro profissional, domine ferramentas sem custo, capazes de torná-lo mais independente e capacitado na era da informação. Com tais ferramentas ele pode desenvolver blogs informativos, que integrem textos e áudios, sem a necessidade de gastar com os softwares proprietários usados nas grandes empresas de comunicação. Os blogs hoje são veículos capazes de congregar múltiplas linguagens, gerar renda e dar visibilidade aos profissionais do jornalismo.
A estratégia metodológica do laboratório virtual Link Recôncavo, baseado em plataforma de software livre, permitiu ao aluno ampliar o universo de possibilidades na gestão do próprio conhecimento, agregando valor a uma disciplina, pois trabalhou noções de informática, de edição de áudio e radiojornalismo. No futuro, os estudantes deverão ter seus Links…Amargosa, Cachoeira, Salvador, Barreiras, Itabuna… enfim… espaços para exercício livre e legal da profissão.
Como moderadora e coordenadora deste blog/portal, só tenho a agradecer a cada um dos colaboradores, em especial ao César Velame, nosso webdesigner, anjo da guarda dos Laboratórios Virtuais, ao Gustavo Medeiros e Hamurabi Dias (estudantes de Jornalismo da UFRB) e aos Jornalistas Maurício Medeiros e Alzira Costa, pela efetiva contribuição com textos neste espaço. E claro, a todos os leitores, comentaristas, que tornam esse portal um veículo vivo para a comunicação cidadã.
Desenvolvido no Recôncavo da Bahia, a cobertura de notícias concentra-se nas cidades de Cachoeira, São Félix, Sapeaçu, Cabaceiras, Maragojipe, Muritiba, Cruz das Almas, Santo Amaro, Santo Antonio de Jesus e Amargosa. Mas pelos comentários, temos leitores em todo o Brasil. E viva a internet com suas possibilidades intra-espaciais de rede.
Os conceitos de interatividade quente, (emissor/receptor/emissor) também são aplicados, assim além de ficar informado, o leitor pode comentar, acrescentar informações, receber respostas aos comentários que fez pelo produtor da notícia ou até pelas fontes citadas.
Com processo de edição amplo, onde o produtor da matéria submete seu texto a outros olhares, mas tem total liberdade para escrever, o portal é oportunidade para o estudante de jornalismo repensar, enquanto espaço público, no papel social do comunicador e na responsabilidade e ética na informação e nas relações com as fontes. Também é espaço para experiências de jornalismo público, pautado na necessidade de divulgação de fatos pela ótica da comunidade. Assim, notícias e opiniões que não são divulgadas pela grande mídia, aqui ganham espaço.
A moderação é feita por mim, que oriento e coordeno o projeto, e é uma moderação leve, apenas como filtro para comentários com termos não pertinentes com o universo acadêmico nem jornalístico. Também não aceitamos comentários direcionados a outras pessoas com acusações de qualquer natureza.
Seja Bem Vindo!