Inaugurado em janeiro de 2009, na Rua JB da Fonseca, o Ponto Cidadão foi criado pelo governo do estado para ampliar o acesso dos cidadãos à emissão de documentos, expandido os serviços oferecidos pelo SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão).
Funcionando de segunda a sexta-feira, das 08 às 12h, o Ponto Cidadão também tem como objetivo diminuir o tempo de espera de 120 para 15 dias úteis no prazo de entrega dos documentos com custo reduzido e melhor atendimento. No local são emitidos Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, CPF e Antecedentes Criminais.
Desde o início de suas operações em Cruz das Almas o posto emite diariamente cerca de 35 Carteiras de Identidade, 25 Carteiras de Trabalho, cinco Antecedentes Criminais e oito de CPFs. Além de Cruz das Almas, o Ponto cidadão está presente em mais quatro cidades da Bahia: Inhambupe, Coaraci, Central e Presidente Tancredo Neves
Além dos serviços da Rede SAC, o Ponto Cidadão de Cruz das Almas foi o primeiro a contar com um posto do SineBahia ( Serviço de Intermediação ao Trabalho), que realiza a intermediação de mão de obra entre empregado e empregador e recebe documentação para requisição de seguro-desemprego.
O SineBahia promove, em média, cerca de 70 atendimentos por dia.O Serviço de Intermediação também tem um banco dados atualizado com cerca de 12.000 cadastros.
Por Gustavo Medeiros