O prefeito Orlandinho assinou na última segunda-feira (18/01), na Superintendência do Patrimônio da União na Bahia (SPU/BA), em Salvador, o termo de guarda provisória de uma área de aproximadamente 8300 metros quadrados. O local abriga a Mata de Cazuzinha, declarada area de preservação permanente em junho do ano passado.
Na área cedida pela União, a Prefeitura de Cruz das Almas inicia ainda este ano a construção do Parque Florestal de Cazuzinha. Novos equipamentos públicos, espaços para caminhadas e locais de estudos serão instalados no local que ainda preserva uma faixa de Mata Atlântica.
A Mata de Cazuzinha pertencia a extinta Rede Ferroviária Federal S.A (RFFSA) e a doação foi possível graças à Lei nº 11.483/2007, que transferiu à Secretaria do Patrimônio da União os bens imóveis não operacionais da RFFSA.
Em julho, durante as festas em comemoração aos 112 anos de emancipação política, o município recebeu a doação de outra área da Rede Ferroviaria. O local recebe ainda no primeiro semestre de 2010 a construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) para receber pacientes de urgência e emergência de Cruz das Almas e municípios da região. Nesta área, a prefeitura pretende também construir o Centro Administrativo.
Por Mauricio Medeiros
março 13, 2011 - 23:29
A Mata de Cazuzinha foi doada pelo meu bizavô, relmente com o intuito de preservar o rico espaço de cultura histórica e patrimônio florestal. No entanto ela não pertencia a FERROVIA citada, muito menos seus arredores. Espero contar com a sensibilidade dos referidos órgãos para reconhecer direito o processo e a intencionalidade da fampilia Fonseca.
Atenciosamente,
Dulce C. F. Marinho